INFRAESTRUTURA
O PPGIm continua instalado no ICS, uma das unidades de melhor infra-estrutura dentre aquelas da UFBA. Sua secretaria ocupa um espaço físico de 63 m2, adequado às necessidades do seu corpo docente e discente. Outras dependências do ICS dão apoio às atividades do curso, sendo essas consideradas de excelente padrão de infra-estrutura, destacando-se anfiteatros equipados com recursos multimídia, sala de vídeo-conferência, além dos laboratórios de pesquisa que estão situados na unidade sede.
Outras unidades onde estão docentes credenciados, dispõem igualmente de infra-estrutura adequada às atividades desenvolvidas pelo Programa. Os laboratórios cujos membros integram o corpo docente do PPGIm (três no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, dez no Instituto de Ciências da Saúde, dois na Faculdade de Farmácia e quatro na FIOCRUZ) totalizam aproximadamente 2.800 m2 de área.
Cada laboratório integrante possui todos os equipamentos necessários para a execução das principais técnicas da Imunologia Humoral, Celular, da Biologia Molecular, Biologia Celular e Bioquímica, quais sejam, sistemas completos para eletroforese para diferentes géis, sistemas para cromatografia em gel de exclusão molecular, de troca iônica e de alta performance, microscopia convencional, UV, invertida, capelas de fluxo laminar, centrífugas 3600 rpm e refrigeradas, balanças analíticas e de precisão, termocicladores, sistemas para foto-documentação. Sistemas completos de estudo e realização de micrografias óticas estão disponíveis no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, no Instituto de Ciências da Saúde e na FIOCRUZ.
Microscopia eletrônica, embora pertencente a UFBA, está sediada na FIOCRUZ. Equipamentos para citometria de fluxo (scan e sorter) estão disponíveis no ICS, bem como, no mencionado Hospital Universitário Professor Edgard Santos e na FIOCRUZ. Diversos sistemas automáticos de imunoensaios (enzimáticos, fluorimétricos e luminescentes) estão localizados no Instituto de Ciências da Saúde. Em 2008, o Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular teve suas instalações para pesquisa ampliadas com a construção de um novo prédio com cerca de 650 m2 de área.
Além das novas instalações para o desenvolvimento de projetos em Imunologia Celular e Humoral, foi criado, com o apoio do CNPq e do CT-Infra, um novo setor para o desenvolvimento de pesquisas e diagnóstico em oncogenética. Com a continuidade também do projeto do CT-INFRA (FINEP-UFBA) os grupos de pesquisa adquiriram um seqüenciador e um equipamento para Tissue array. A colaboração com pesquisadores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública continua posibilitando a utilização de equipamento para Microarray, em projetos envolvendo proteômica e genômica.
BIBLIOTECAS
Em 2011, a UFBA procedeu re-estruturação do Sistema de Bibliotecas e instalou a Biblioteca Universitária de Saúde (BUS), construída com recursos do CT-Infra e do REUNI e situada a 300 m da sede do PPGIm. Assim, foram desativadas as bibliotecas das Unidades, incluindo a Biblioteca Penildon Silva que funcionou no próprio ICS. A BUS dispõe com instalações modernas distribuídas em prédio de 4 andares, equidistante do Hospital Universitário e de outras Unidades universitárias voltadas para ensino da área. Conta com profissionais capacitados, que possibilita o cadastro e a confecção das fichas catalográficas dos produtos das dissertações, teses, e materiais didáticos. Tais serviços estão conectados com os principais sistemas de referência bibliográfica. É expressiva a quantidade de livros de Imunologia e de ciências correlatas, além de alguns periódicos. O seu funcionamento se dá num período de doze horas por dia e os membros do PPGIm têm livre acesso a seus serviços. O Programa conta também com uma pequena biblioteca em sua sede, que continua sendo utilizada basicamente pelos alunos e professores, estando também acessível a alunos especiais e profissionais da comunidade que buscam as instalações do Programa para consulta. Além dos espaços citados, vale lembrar que em todas as áreas do ICS, alunos e docentes têm acesso à internet, sendo aquela uma zona Wi-Fi o que permite acesso aos serviços on-line oferecido pela CAPES e outras Instituições, possibilitam o acesso ao mencionado Portal de Periódicos CAPES, garantindo a ágil realização de consultas à literatura por parte de estudantes e professores. A FIOCRUZ também possibilita o acesso direto a este portal e a fontes diversas de pesquisa bibliográfica.
RECURSOS DE INFORMÁTICA
Todos os laboratórios vinculados ao PPGIm estão fartamente informatizados, com múltiplos pontos de Internet em suas dependências, possibilitando inclusive acesso ao Portal CAPES de Periódicos. A manutenção e atualização de capacidade de memória dos computadores na sede do PPGIm, no ano de 2009, continuou facilitando a atividade na secretaria e o sistema de atendimento ao aluno e as atividades desenvolvidas por professores e estudantes na unidade. Na secretaria do curso, existem atualmente oito computadores instalados, sendo quatro em rede, com duas impressoras, o que tem facilitado o trabalho da secretaria e coordenação do Programa, bem como dos pós-graduandos. Os laboratórios de informática do Instituto de Ciências da Saúde continuam muito úteis para aulas de algumas disciplinas da pós-graduação, como Bioestatística.
A utilização diária desses laboratórios pelos pós-graduandos que atuaram com seus orientadores em Tirocínio Docente, facilitou o desempenho do PPGIm nesta atividade. As diversas salas de aulas, auditórios (5 com 60 lugares cada), anfiteatros (4 com capacidade para 140 lugares cada) do Instituto de Ciências da Saúde são todas climatizadas e dotadas de computadores e projetores multimídia. Três destas salas foram especialmente preparadas para conferências e numa delas foi instalado um sistema de teleconferência adquirido com apoio do CT-Infra. As unidades da UFBA estão todas conectadas por rede de fibra ótica e a instituição estruturou um serviço moderno de difusão de informação na WEB, o NUTS (Núcleo de Teleconferência em Saúde ) que é de grande valia para as atividades como simpósios, workshops, congressos, palestras e mesas redondas de discussão das áreas de interesse.
Os eventos internacionais do PPGIm podem ser transmitidos em tempo real pela internet, o que permite a fácil e ampla difusão do conhecimento técnico-cientifico, durante os eventos e melhor interação com vistas a avanços na cooperação internacional. As bibliotecas das unidades UFBA estão conectadas por intranet e todas elas estão conectadas aos principais sistemas de informação científica (Medline, Lilacs). Na atualidade, muitos livros são disponíveis na integra on line e gratuitamente.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Compromisso Social
Alguns pesquisadores do PPGIm continuam atuando junto à comunidades em duas áreas endêmicas, uma em Corte de Pedra (área de transmissão de Leishmania brasiliensis) e outra na Vila do Conde (área de transmissão de Schistosoma mansoni), as quais dão suporte às linhas de pesquisa de Imunopatogênese das leishmanioses e Imunologia na esquistossomose mansônica. Uma área de 10 hectares na cidade de Maragogipe continua sendo usada para os projetos da linha de pesquisa de Imunologia Veterinária, envolvendo imunidade em doenças de pequenos ruminantes (todas as localidades mencionadas estão no interior do Estado da Bahia). Nos últimos anos, pesquisadores vinculados ao Programa estiveram vinculados a vários projetos de fomento FAPESB-CNPq, tais como PRONEX e PRONEM, que permitiram visitas e assistência as áreas endêmicas de leishmaniose no Vale do jequiriça e de Jequié na Bahia, onde são estudados soroepidemiologia de hepatite B, HTLV e serão feitas campanhas de vacinação e prevenção de infecções na população local.
Sistema Integrado de Diagnóstico da UFBA* - www.sistemalaboratorial.ufba.br
Vários são os professores do PPGIm, responsáveis por grupos de pesquisa e orientadores, que atuam com diferentes atividades nos laboratórios integrados e ambulatórios ao sistema de diagnóstico da UFBA.
Cada setor consta de professores permanentes, colaboradores, visitantes e convidados que participam de projetos, com orientação e co-orientação de pos-graduandos e acadêmicos vinculados a grupos de pesquisa cadastrados no PPGIm.
Laboratórios vinculados ao PPGIm/ICS/UFBA
Faculdade de Farmácia
Laboratório de Pesquisa em Imunologia* (Ajax Mercês Atta e Maria Luiza de Souza Atta)
Laboratório de Diagnóstico Molecular de Doenças Hematológicas* (Marilda Souza Gonçalves)
HUPES
Laboratório de Pesquisa em Infectologia –LAPI* (Carlos Roberto Brites Alves e Eduardo Martins Netto)
Serviço de Imunologia - SIM* ( Edgar Marcelino de Carvalho, Maria Ilma Araújo, Maria Olívia Ramos Bacellar, Albert Schrieffer, Lucas Pereira Carvalho, Luciana Cardoso)
Laboratório de Imunogenética (Eliane Menezes e Lea Castelucci)
Instituto de Ciências da Saúde
Laboratório de Imunofarmacologia e Biologia Molecular- IMUNOBIO (Camila Alexandrina Viana de Figueiredo e Ryan dos Santos Costa)
Laboratório de Alergia e Acarologia -LAA (Neuza Maria Alcantara Neves, Camila Alexandrina Viana de Figueirêdo)
Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular -LABIMUNO* (Roberto Meyer, Ivana Nascimento, Songeli Menezes Freire, André Ney Menezes Freire, Lucas Pereira Carvalho, Kiyoko Abe-Sandes, Maura Romeo, Maria Betania Toralles, Herbert Santos e Geraldo Pedral).
Laboratório de Neuroquimica e Biologia Celular -LABNq* (Fátima Dias Costa, Silvia Lima Costa, Ramon El-Bachá, Victor Diogenes Amaral)
Laboratório de Neuroimunoendocrinologia (Gyselle Baccan)
FIOCRUZ -CPqGM
Laboratório de Imunoregulação e Microbiologia - LIMI (Lain Pontes de Carvalho, Neuza Maria Alcantara Neves, Geraldo Gileno)
Laboratório de Patologia e Biologia Molecular -LAPBM (Marilda Souza Gonçalves, )
Laboratório Patologia e Biologia de Intervenção -LPBI (Theolis Barbosa Bessa)
Laboratório Patologia Experimental –LAPE (Zilton de Araújo Andrade)
Hospital São Rafael/UFBA
Centro de Biotecnologia de Terapia Celular – CBTC (Andrá Castro Lyra, Luiz Guilherme
Lyra, Ricardo Ribeiro dos Santos, Milena Botelho Soares)
Universidade Federal de Sergipe – Professores Visitantes
Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Universitário da UFS (Amélia Maria Ribeiro de Jesus e Roque Pacheco de Almeida)
Universidade Federal de Minas Gerais – Professor Colaborador
Laboratório de Genética Celular e Molecular (Vasco Ariston de Azevedo)
Escola de Medicina Veterinária
Setor de Produção Animal (Thereza Cristina Borio dos Santos Calmon de Bittencourt)